Eu li: Just Listen - A Garota Que Esconde Um Segredo by Sarah Dessen

Olá pessoas, tudo bom??

Hoje, depois de 6 resenhas que não foram escritas por mim mas por minhas colaboradoras (veja aqui cada uma: That Summer, Someone Like You, Just Listen, Keeping The Moon, Dreamland e This Lullaby dos seus respectivos livros importados), eu mesma vou escrever minha resenha do Just Listen traduzido pela Editora Farol. Ehhhhhh
Só posso dizer que amei. Eu enrolei muito para não acabar, mas chegou um momento que não dava mais, foi tanta minha curiosidade que... enfim, gostei de tudo: do enredo, dos personagens, de como acabou, do meio e do início.

Vamos partir do começo né! Annabel é nossa protagonista e é ela que conta toda a história de como ela acabou tendo que esconder um segredo. Segredo esse que ela não conta para ninguém e que mudou sua vida. Depois de ter sido pega com o namorado da sua melhor amiga numa festa, ela começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola.

O que era uma vida normal com amigos legais, uma família unida, boas notas e uma carreira de modelo promissora vem abaixo e tudo muda. Sua família agora parece frágil onde sua irmã do meio tem distúrbios alimentares, sua irmã mais velha sai de casa para fazer faculdade em Nova York, seu pai é forte até certo ponto, sua mãe é obcecada pela carreira das filhas, e no meio disso tudo tem Annabel que odeia conflitos e começa a se exquivar de tudo isso.

Annabel não é aquela personagem que faz você ficar com raiva, ou faz você jogar o livro pra lá. Apesar de ser bem intenso e verdadeiro, é muito bom acompanhar seus medos, suas aflições e inseguranças. E vê-la aprender uma grande lição e desabrochar foi incrível.

Até que ela conheçe Owen Armstrong e não se sente tão sozinha. Fui muito alertada de que Owen era diferente e que não iria me arrancar suspiros, como gosto que aconteça com os personagens masculinos. Mas vou dizer que ele não me decepcionou nem um pouquinho, e digo mais, até que suspirei, porém os motivos foram diferentes também... Então, caro leitor, alerta importante: Owen não é aquele carinha lindo de arrassar corações, que as meninas ficam atrás dele, como agente está acostumado a ver nos livros por aí. Ele é fofo da maneira dele, ele até pode te surpreender. O papel dele na vida da Annabel se torna fundamental. Confiante, sincero apesar de toda sua impulsividade com a raiva e dos conflitos que surgiram por causa disso.

Just Listen não é só um livro sobre guardar um segredo. É mais do que isso: é sobre uma garota que esconde um grande segredo, ser sincera com outros e com você mesmo, laços familiares que nunca devem ser partidos, se abrir para o mundo, confiar nas pessoas, inimizades e a música. Esta última tem um papel muito importante na vida de todos, bom, pelo menos na minha tem e pude sentir isso nesse livro. Como a música conecta as pessoas, como apesar de sermos diferentes, termos gostos diferentes, ela pode expressar tudo. E principalmente, é capaz de nos ajudar.

Fiquei pasma de como a Sarah constroí bem os personagens, foi o que eu + curti na verdade! Ela é boa mesmo. Eu sempre soube que tinha alguma coisa diferente nela desde que eu a vi nos Extras do filme Meu Novo Amor. E comprovei isso! Todas as suas aulas sobre Escrita Criativa valeram cada centavo e lhe fizeram muito bem. O modo como ela constrói cada personagem dando vida à ele, me deixou de boca aberta. Sarah não é aquele tipo de autora que te dá um personagem, fala algumas coisas fúteis sobre a vida dele (que sempre são extremamente irrelevantes) e você, se quiser que use a sua imaginação para fazer o resto. Não, nada disso!! Ela te faz conhecer o personagem, vai à fundo, faz com que você entre na cabeça dele. E não é só com o personagem principal não, é com todos. Cada personalidade. Uma por uma. E não fica aquela coisa maçante e chata, ela ainda faz você dizer "Uau!!" no final.

Agora segue Meu Trecho Favorito, que foi muito difícil de escolher... tinha tantas coisas lindas que eu poderia colocar aqui. Uma já está no Essa Semana #3 (Quote) se você quiser ver.


Trecho Favorito:

"Mas agora, olhando para Owen, tudo voltou. Não apenas o dia que resultou nisso, mas todas as vezes desde que ele fez isso pela primeira vez, oferecendo não apenas a sua mão, mas uma amizade que me salvou. Eu estava sozinha e com medo e, sim, com raiva, e de alguma maneira Owen enxergou isso, mesmo quando todas as outras pessoas preferiram desviar o olhar e fingir que nada estava acontecendo." 
Just Listen - Pg 244


Foram as melhores 308 páginas dessa semana! E os melhores R$36 que eu já dei num livro e sem arrependimentos. "É sempre bom saber que temos opções!"

Obrigada à Editora Farol por esse lançamento, e que venham muitos outros!

Eu recomendo!

E essa resenha faz parte do Desafio de Férias proposto pela Pâm do Garota It


 
XOXO, da Lisse

4 comentários

Dayse Dantas disse...

só a capa que deixou a desenhar, né. mas enfim.

Nanda Meireles disse...

Adorei a resenha. Essa escritora está me deixando cada vez mais intrigada, rs.
Lisse, ameeeei o lay novo! Tá lindo!
Bju

Ana Carolina Nonato (BLOG O DESAFIO DE CADA DIA) disse...

Olá!

Gostei do livro, parece ser bem legal! Ah, e o Owen parece ser um personagem que eu vou gostar! =D

Abraços e sucesso.

Evellyn disse...

Parece realmente bom!
Ainda mais por ter personagens que supreendem.... As vezes o carinha não é o tipico heartbreaker mas mesmo assim tem um carisma que cativa né...
Acho que ia gostar o Owen pq por algum motivo ele me lembrou Seth Cohen - the OC... e tb amo coisas relacionadas a musica!
Mas, uh, fico ate com dor em pensar em gastar mais de 30 com um livro...rs, não posso!
bjs
♥ Evellyn - heyevellyn.blogspot.com