Desafio Nacional

Hoje nesse post quero falar sobre um projeto muito interessante no qual estou participando. É o Desafio Nacional. Você já ouviu falar? Se já, isso é ótimo. Mas se não, então leia esse post e se informe, e venha participar com agente.

O Desafio Nacional foi criado para incentivar a leitura da Literatura Nacional e nossos Autores. Tem como objetivo promover a literatura nacional de um modo geral, todos os livros publicados(ou os que estão em busca para serem), autores novos ou consagrados.

Esse projeto teve início quando o escritor Enderson Rafael e várias blogueiras aderiram o Desafio Nacional através de uma conversa no twitter. O que eu mais gostei é que vamos abrir as portas para o que é nosso e sai da nossa terra, da nossa cultura.

O objetivo do Desafio Nacional não é desmerecer os livros que vêm de fora. Não, nunca; pois reconhecemos a importância deles tanto na nossa vida como na vida de muitos leitores brasileiros. Só queremos a mesma consideração com os nossos autores.
Queremos que nossos autores tenham a mesma divulgação por parte das grandes editoras. Até hoje eles têm batalhado praticamente sozinhos, em participação ativa no twitter e contato intenso com todos nós, blogueiros aficionados em leitura.

Não devemos achar que o vem do Brasil não presta. Isso é julgar um livro pela capa. Mas confesso que já fiz isso muitas vezes, não só com escritores estrangeiros mas com os brasileiros também. Fiz isso com os livros da Thalita Rebouças, mas me arrependi amargamente, pois eu adorei e virei fã dela; sempre que ela está no Rio, lá estou eu também. As coisas são engraçadas não, como um livro pode mudar agente. Então galera, não julguem, leiam e leiam.


O Desafio Nacional também tem outros objetivos:
  1. Estimular a leitura de publicações nacionais;
  2. Aumentar a venda de publicações brasileiras;
  3. Aumentar a divulgação e popularização de escritores brasileiros e suas obras;
  4. Incentivar blogueiros e leitores a ler mais livros nacionais;
  5. Aproximar os leitores dos escritores;
  6. Promover ações de valorização da literatura e cultura nacional;
  7. Promover maior integração entre os escritores nacionais e seus leitores;
  8. Divulgar promoções, notícias e eventos sobre literatura brasileira;
  9. Divulgar entrevistas, resenhas sobre livros nacionais;
  10. Incentivar blogueiros a escrever sobre literatura nacional e seus autores;
  11. Destacar a importância da leitura.

Confira o banner do Desafio Nacional:





Se você também quer entrar nessa, confira o site oficial do Desafio Nacional AQUI. Siga também no Twitter.

Vamos ler mais escritores brasileiros! Eu já começei! E você?

XOXO,

Nenhum comentário