BEINAL DO LIVRO - Parte 2 - Programação

PROGRAMAÇÃO CULTURAL: Um dos principais eventos do calendário da cidade, a Bienal 2009 contará com investimento 30% maior na programação cultural do que na última edição. Para a edição 2009, um time de especialistas já está cuidando do desenvolvimento do conteúdo dos novos espaços. Descrição dos espaços: 1. Floresta de Livros: espaço cenográfico de 800 m² voltado para o público juvenil e escolar.

Com o patrocínio do Instituto Pró-Livro, o local vai misturar informação e entretenimento de forma lúdica. O curador é João Alegria, diretor e roteirista de TV, do canal Futura. 2. Livro em Cena: grandes nomes das artes – cinema, teatro e TV – serão convidados para ler trechos selecionados de obras de importantes escritores brasileiros. A curadoria do espaço será da D+ Produções, das sócias Marcia e Joana Braga, e a direção será de Paulo José. 3. Mulher e Ponto: o público feminino representa mais da metade do número de leitores no país, por isso a Bienal vai dedicar um espaço a elas. Com a curadoria de Sonia Biondo, jornalista, escritora e produtora, o espaço terá sessões de debates com autores para falar de comportamento, literatura, filosofia, valores, relações afetivas, tudo sob a perspectiva feminina. 4.


Exposição: os visitantes terão acesso à exposição José Olympio - O Editor e Sua Casa, uma homenagem a um dos principais editores do século passado, responsável pela publicação de obras de nomes como Gilberto Freyre, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Jorge Amado. A mostra ocupará 300 m² e tem a curadoria de José Mario Pereira Filho e projeto museográfico de Victor Burton. 5.

Café Literário: sucesso entre os frequentadores, o bate-papo informal e intimista continua na programação da Bienal 2009. Autores brasileiros e internacionais são convidados a debater temas em sessões descontraídas sobre processo de criação, ideias, livros, personagens, gêneros etc. Ítalo Moriconi, professor de Literatura da UERJ, escritor e crítico literário, chega para cuidar das sessões do Café Literário.

PAÍS HOMENAGEADO: A cada edição, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro elege um país ou região de forte expressão cultural para homenagear. Nesta edição, o foco será a literatura norte-americana. Os Estados Unidos são o país escolhido na décima quarta edição do evento, que contará com a presença de uma delegação de autores participando de debates e palestras da programação oficial do evento. Já estão confirmadas as presenças de nomes fortes da Literatura dos Estados Unidos, de gêneros variados: David Wroblewski, Dash Shaw e Meg Cabot.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: Como em todas as edições da Bienal, a presença dos autores e a distribuição de autógrafos é uma oportunidade ímpar de aproximar grandes nomes da literatura e seus leitores. Além de Ziraldo, o autor de Fôlego, Tim Winton, virá pela Editora Paz e Terra e lançará The Riders, sua obra ainda não 100% finalizada, além de falar um pouco sobre o sucesso internacional de vendas de sua obra. O escritor participará da programação cultural e autografará seus livros no estande que sorteará pranchas de surf. Por outro lado, a Editora Planeta preparou um lounge para seus clientes. A exposição dos lançamentos será diferenciada, as vitrines remetem a grandes joalherias. A editora criou até um novo logotipo para esta edição da Bienal.

Fonte: Wikipédia

Bjks, nos vemos na Bienal... Lisse

Nenhum comentário