Dorama: Reflection on You / Refletidas

 


Título: Reflection on You / Refletidas
N° de Episódios: 16
Gênero: Mistério e Melodrama
Emissora: JTBC e Netflix
Lançamento: 13/10/2021 a 02/12/2021 
Atores: Go Hyun Jung, Shin Hyun Bin, Kim Jae Young, 
Choi Won Young, Kim Bo Yun e outros
Roteiro: Yoo Bo Ra
Direção: Im Hyun Wook

Sinopse: A história de amor, traição, corrupção e vingança que ocorre ao longo da vida de uma mulher que foi fiel ao seu desejo e de outra mulher que perdeu a luz da vida ao se encontrar com sua mulher.

Hee Joo teve uma época pobre e difícil durante sua juventude. Ela agora é uma pintora e ensaísta de sucesso. Seu marido é o sucessor de um hospital e eles têm dois filhos. Sua vida familiar parece invejável, mas Hee Joo sente que passa o tempo sem sentido. Naquela época, Hee Joo conhece uma mulher. A mulher é pobre, assim como Hee Joo em sua juventude, mas ainda brilha.

Adaptado do romance "Someone Who Looks Like You" de Jung So Hyeon, dirigido pelo Im Hyun Wook e roteirizado pela Yoo Bo Ra (dona da po*a toda por causa de Secret).  

Hae Won é uma professora do ensino fundamental que, aparentemente sem motivo nenhum, ataca Li Sa, mas essa aluna é neta da dona da escola. A comoção começa pois nenhuma mãe quer ver seu filho sendo agredido na escola, então Hee Joo fica inconformada, mas descobre que a professora é alguém conhecida, pois foi ela quem ensinou Hae Won a desenhar, e a mesma acabou se tornando uma pintora muito famosa. 

As coisas ficam mais complicadas, pois Hui Ju não quer desculpas, apenas quer entender porque Hae Won bateu na sua filha. Conforme os episódios vão passando, descobrimos que há muito segredos entre as duas. Principalmente um que esconde a sete chaves de seu marido, Hyun Seung.



Anos atrás, Hae Won precisou se afastar das aulas para cuidar do seu avô, então colocou o Woo Jae para substituí-la, e é assim que ele e Hee Joo se conhecem. O interesse entre ambos cresce, apesar de nesse momento ela já ser uma mulher casada e já ter uma filha, e a grande jogada tá aí, afinal, Hae Won também tinha um interesse nele e até iam se casar. Eles simplesmente aproveitam um momento vivendo no exterior para levar esse caso à frente. 

Esse é um drama que fala descaradamente sobre uma mulher que traiu o marido em algum momento da vida e agora é o momento em que a merda é tacada no ventilador, e precisa lidar com isso. É interessante como ninguém nesse drama é santo ou finge ser um. Todo mundo tem ou já teve algo a esconder, e eu adorei isso, porque faz a tensão ser a melhor de todas. 

Na atualidade, Woo Jae retorna para a vida de ambas sem a memória após sofrer um acidente provocado pelo Hyun Sung, marido da Hui Ju, um homem que aparenta ter uma família feliz, mas sabe de todos os segredos que a compõe. Ele sim, que apesar de ter muitos defeitos e até ser mau, foi um personagem que eu senti empatia. Um homem que sabia o que queria para si: ter sua família unida. 

Seon Woo, irmão da Hui Ju, é um fisioterapeuta, que está perto da Hae Won, primeiro para tratá-la, mas também acaba sendo quase um confidente quando descobre que ela e a irmã estão relacionadas. Ele tem um segredo envolvendo um amigo de longa data, e a mãe do mesmo vive perseguindo-o para que nunca se esqueça o que fez. 


Young Seon, a sogra é alguém totalmente empodeirada, rica e com muitos bens, mas o tipo de personagem que beira facilmente à vilania ao ser insatisfeita em todas as facetas da vida. Uma mulher mesquinha em que apenas ela é a dona da verdade, onde a nora não presta e nem a filha se iguala aos seus padrões elevados. 

A vida de Min Seo (a cunhada) é terrível, apesar de ser uma médica neurologista talentosa e bem-sucedida, não é suficiente para a mãe, e o marido a maltrata e usa como um joguete para ganhar a sogra e ter poder. Hyung Ki, o marido, é alguém terrível, que está por trás das piores tramoias sujas e tem uma ambição fervorosa. Ele tem um dos melhores finais que já vi em dramas levando em conta tudo que ele faz. Um dia é da caça e outro do caçador. 

Até as crianças são jogadas dentro da trama para terem suas personalidades colocadas à prova de algum modo. Li Sa é uma adolescente um tanto irritante, mas a forma como ela vai colhendo algumas provas e desvendando a verdade face da mãe é maravilhosa. Joo Young, que é a melhor amiga de Li Sa, também tem sua vida virada de cabeça para baixa através do jogo das protagonistas, quando a Hae Won percebe que ela é uma boa peça para ser utilizada. E temos o Ho Soo (lago) que é o mais inocente e o peão da história toda.

"A cada ganho, há uma perda."

É um ótimo drama com o tema de traição,  e sou muita fã quando no enredo a mulher é a traidora, então serviu muito ao propósito.  No entanto, as motivações das personagens femininas em questão - a Hui Ju e a Hae Won - é tão fraca e desinteressante. Eu adoro como elas não se engalfinham e puxam o cabelo uma da outra - coisa que é raro vermos em doramas -, mas os diálogos eram tão vazios já que a Hae Won estava brigando pelo homem dela, homem esse que ligava zero pra ela. 

Apesar da trama não prender muito, pois a achei vaga e até um pouco superficial em alguns momentos, principalmente porque senti falta de que os personagens fossem mais ativos naquilo que estão atrás. A protagonista em muitas das vezes é passiva e o que ela tanto quer se perde em torno de sua personalidade fraca, fazendo o joguete entre elas não ser interessante. 

O final do drama quis passar que, apesar de tudo de ruim que a Hui Ju fez, ainda assim ela era uma pessoa de alma pura, e sinceramente, eu não comprei essa baboseira. Ela era uma mulher que tinha tudo, mas era invejosa e mesquinha. Aff, cansei de reclamar da superficialidade de Reflection on You. Adorei que todo mundo é imperfeito, ninguém bate bem e todo mundo precisa de terapia. É isso!

Nenhum comentário