Asian Readathon - Maratona de Leitura Asiática


Maio chegou e com ele a minha animação também para a Asian Readathon. Desde 2018 vários booktubers tem se unido para colocar em prática essa maratona que tem unido vários ascendentes asiáticos, e também pessoas que amam ler o gênero. 

Isto acontece porque no mês de maio lá na gringa rola o mês do Patrimônio Asiático-Americano e das Ilhas do Pacífico, oficializado a partir de 2009. Um período para reconhecer as contribuições e influência dos americanos asiáticos e americanos das ilhas do Pacífico para a história, cultura e conquistas dos Estados Unidos.

Nestes links abaixo há mais informações sobre a maratona.

Vídeo oficial da maratona: aqui.

E também do #Maysianathon: aqui.

Esse já é o meu terceiro ano como participante, mas quis fazer algo diferente e homenagear o nosso país também já que temos muito imigrantes por aqui. 

Você sabia que no próximo mês de junho vamos comemorar 113 anos da imigração japonesa no Brasil? Em 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru atracou em Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses. E hoje, vemos no nosso país a grande influência e contribuição dos chineses, japoneses, coreanos e até indianos para a nossa comunidade. 

Pensando nisso, fiz alguns ajustes nas datas e nos desafios. Vamos lá?!

A minha Maratona Literária Asiática vai começar no dia 12 de maio até 20 de junho. A proposta da maratona é fazer o leitor para uns minutinhos, dar uma olhada no Mapa Mundi, perceber a grandiosidade que é o continente asiático, quantidade de países que o compõe, e dentre eles, observar as infinitas possibilidades que tem para escolher livros, filmes, séries, novelas ou dramas asiáticos que caibam nos desafios.

Os desafios são:

1. um livro de um autor asiático;

2. um livro em que o protagonista seja asiático;

3. um livro de um escritor asiático dentro do seu gênero favorito;

4. um livro de não-ficção escrito por um autor asiático;

5. assistir um drama, filme, série, novela de um país asiático.


E aí, se animou? Também vai participar? 

Até a próxima! ⤳

Nenhum comentário