Eu li: Persuasão

"O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove.
Persuasão, é amplamente apreciada, pois tem uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e mostra o estilo de narrativa irônica de Jane Austen. Além disto, é original, pelo fato, entre outros motivos, de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança."
 
Título: Persuasão
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
                                             N° de Págs: 241
 
Persuasão foi um livro que me fez lê-lo de coração aberto, pois eu já conhecia bem a narrativa da Jane, e fiu totalmente despretenciosa. E o resultado foi o melhor possível, consegui terminar a leitura em dois dias, e foi totalmente gratificante. O livro é ótimoe a Anne Elliot faz vc gostar dela por ser uma jovem sincera e decidida a não desperdiçar uma segunda chance de ser feliz, a grande oportunidade da sua vida. 
 
Quando sua primeira chance de casar escapada de suas mãos por causa de um conselho dado, Anne se vê presa num amor que não se desprende do seu coração. Sua "consultora" e amiga acha que está falando o melhor para ela, mas essa decisão só magoou nossa protagonista. Mas depois de anos o nosso cavalheiro reaparece, ainda bonito e solteiro, o que deixa Anne totalmente confusa.
 
Senti pena da Anne em muitas ocasiões pois a família dela é totalmente estranha. Uma irmã louca e muito egoísta, um pai que não tem a menor noção de quem é ou gostaria de ser, a única normal é ela, e fiquei muito agradecida por isso. kkkkk
 
Uma coisa me deixou muito confusa: o fato de não conseguir identificar o sentimento de Frederick - nosso lindo cavalheiro. Ele passa o livro tentando arrumar uma noiva, mas depois rende-se ao amor quando uma oportunidade aparece.
 
Meu Trecho Favorito: "Com certeza, se houver uma afeição constante, nossos corações não tardarão a se compreender. Não somos crianças para nos irritarmos caprichosamente ou sermos iludidos pelos equívocos do momento, brincando levianamente com a nossa própria felicidade."
 
Jane Austen começou a escrever Persuasão, seu último romance completo, após ter terminado de escrever Emma, e concluiu-o, em agosto de 1816. O livro foi publicado, postumamente, em 1818 e serviu como base do roteiro sobre o romance dos personagens interpretados por Sandra Bullock e Keanu Reeves, no filme A Casa do Lago, de 2006.
 
É um livro lindo que vai tocar seu coração, e quando há o reencontro me arrancou muitos suspiros. Espero que gostem!!
 
XOXO,

Um comentário

Carolina Lopes disse...

Não li esse ainda, mas pretendo.
Li "Orgulho e preconceito" e "Razão e sensibilidade".
Confesso que não gostei tanto de "Razão e sensibilidade" quanto gostei do "Orgulho e preconceito".
Recomendo Orgulho, é maravilhoso. E Mr. Darcy é ótimo.
BjOss