EU LI: MR. DARCY'S DIARY



Não é novidade pra ninguém como sou louca por Jane Austen. Não só gosto dos livros dela, como também queria ter nascido naquela época e ter usufruido as melhores sensações que hoje em dia não temos tempo pra sentir.

"Orgulho e Preconceito" não é meu livro favorito da Srta Austen, mas ler a versão dos fatos pela visão do Darcy foi impagável. Amanda Grange fez um lindo trabalho em mesclar suas pesquisas e o original.

Se você algum dia quis tentar entender o Mr. Darcy, essa é sua oportunidade pra isso.
O que Lizzy pensa sobre ele durante o livro todo não é veraz. Foi o que realmente me consolou. Ver que os dois são tão orgulhosos e preconceituosos, me deixou mais relaxada pra tudo o que se seguiu.

Lizzy com seu péssimo hábito de se julgar conhecedora da verdade e Darcy por achar que tem um bom julgamento de outros. Mas quando ele se vê tão submerso naqueles olhos, o desejo de conquistá-la é maior.

"Porque ela me recusou? Porque ela me ouviu dizendo que não era bonita o bastante para me tentar? Claro que sim! Me encontrei admirando seu espírito. Meus dez mil por ano não significavam nada para ela comparado ao desejo de vingança dela sobre mim."

Eu já disse que amo a Lizzy?? Porque sim, isso é verdade! Quando a conhecemos ficamos tão encantados por sua inteligência e autoestima que rapidamente tomamos o lado dela e a defendemos com unhas e dentes. Porém, nossa querida protagonista é imperfeita e possui julgamentos absurdos. Mas depois de uma relida (no original) aprendi a verdade contida ali.

Darcy não é nada mais do que uma pessoa que sempre foi sincera, e o é. Tanto que não sabe o que fazer com o que sente e pensa: que apenas diz a verdade. Se ela - a verdade - vai magoar outros ou se os deixará feliz. Ele é simplesmente verdadeiro consigo mesmo. E quando Fitzwilliam lhe mostra que nem sempre a verdade deve ser dita e em como magoou Lizzy com sua proposta de casamento, entende o quanto a feriu.

"Elizabeth poderia ter sido amante disso tudo. Mas ela recusou minha mão [...] eu não sabia se alguma mulher já agira assim antes. Eu senti novamente toda a miséria e a dor de tê-la perdido [...] Parei em frente a casa, percebi o quanto eu a valorizava como minha mulher, como a vivacidade de seu espírito teria amolecido o meu próprio."

Ai meu Deus, como a minha vontade foi grande de esganar a Caroline Bingley. Perdi as contas de quantas vezes revirei os olhos #aff Tá aí uma personagem pra odiar o resto da vida! E o Sr. Darcy fez minha felicidade ao esnobá-la - com muita educação, como sempre - todas as vezes que tinha oportunidade. E nem todo o sarcasmo e má reputação que atribuia a Lizzy foi suficiente pra desanimá-lo. #amém

"Eu a deixei falar. É totalmente indiferente para mim o que ela diz. Se eu desejo ter admiração por Miss Elizabeth Bennet, então eu terei, e nem todos os comentários de Caroline irá me fazer pensar o contrário." (É isso aí!! \o/)

3 comentários

Adriana T disse...

Muito boa sua resenha, realmente é um livro que nos dá uma visão ainda melhor da obra original, a autora foi muito bem sucedida.
Orgulho e preconceito também não é meu favorito embora eu tenha demorado um pouco pra aceitar isso (Foi através do filme que eu conheci Austen) Meu favorito é Emma, eu amo aquela patricinha, já li umas 3 vezes e tenho muita vontade de ler novamente.

Carol Oliveira disse...

Oieeeee Lisse
Já te disse que eu compartilho da sua vontade também? Amo Jane Austen e queria muito ter nascido naquela época, ainda mais na Inglaterra... Mas vamos ao que interessa, Orgulho e Preconceito é o meu livro favorito dela, não sei explicar pq, acho que por ter sido o primeiro que li e me apaixonei <3

E queria te perguntar, onde você achou Mr. Darcy's Diary? Ele é em inglês ou português? Fiquei louca pra lê-lo!

Beijos

Carol

www.paraisoliterario.com

Casa da Rê etc e tal disse...

Eu ainda não li o livro, está aqui na fila, há um bom tempo, mas tenho tanta coisa parada na estante.... confesso, este está parado há mais tempo. A Adriana mandou gentilmente o pdf para mim, espero ler assim que der
bjo