Namore um cara que lê!

Oie gente!!!
Depois do texto falando sobre meninas que leem, nada melhor do que meninos né??
O texto de hoje foi um achado no google. Tive o prazer de encontrá-lo no blog Acepipes Escritos.
É uma adaptação do texto "Namore uma garota que lê", escrito pela Rosemary Urquico.
Espero que gostem, pois eu gostei e é tudo verdade!!



Namore um cara que se orgulha da biblioteca que tem, ao invés do carro, das roupas ou do penteado. Ele também  tem  essas coisas, mas sabe que não é isso que vai torná-lo interessante aos seus olhos. Namore um  cara que tenha uma pilha de três ou quatro livros na cabeceira e que lembre do nome da professora que o ensinou as primeiras letras.

Encontre um  cara que lê. Não é difícil descobrir: ele é aquele que tem a fala mansa e os olhos inquietos. Ele é aquele que pede, toda vez que vocês saem  para passear, para entrar rapidinho na livraria, só para olhar um pouco. Sabe aquele que às vezes fica calado porque sabe que as palavras são importantes demais para serem  desperdiçadas? Esse é o que lê.

Ele é o cara que não tem medo de se sentar sozinho num  café, num  bar, num  restaurante. Mas, se você olhar bem, ele não está sozinho: tem  sempre um  livro por perto, nem  que seja só no pensamento. O rosto pode ser sério, mas ele não morde, não. Sente-se na mesa ao lado, estique o olho para enxergar a capa, sorria de leve. É bem  fácil saber sobre o quê conversar.

Diga algo sobre o Nobel do Vargas Llosa. Fale sobre sobre as novas traduções que andam  saindo por aí. Cuidado: certos best-sellers são assunto proibido. Peça uma dica. Pergunte o que ele está lendo – e tenha paciência para escutar, a resposta nunca é assim  tão fácil.


Namore um  cara que lê, ele vai entender um  pouco melhor seu universo, porque já leu Simone, Clarice e –talvez não admita– sabe de memória uns trechos de Jane Austen. Seja você mesma, você mesmíssima, porque ele sabe que são as complicações, os poréns que fazem  uma grande heroína. Um  cara que lê enxerga em  você todas as personagens de todos os romances.
Um  cara que lê não tem  pressa, sabe que as pessoas aprendem  com  os anos, que qualquer um  dos grandes tem  parágrafos ruins, que o Saramago começou já velho, que o Calvino melhorou a cada romance, que o Borges pode soar sem  sentido e que os russos precisam  de paciência.

Um  namorado que lê gosta de muita coisa, mas, na dúvida, é fácil presenteá-lo: livro no aniversário, livro no Natal, livro na Páscoa. E livro no Dia das Crianças, por que não? Um  cara que lê nunca abandonará uma pontinha de vontade de ser Mogli, o menino lobo.

E você também  ganhará um  ou outro livro de presente. No seu aniversário ou no Dia dos Namorados ou numa terça-feira qualquer. E já fique sabendo que o mais importante não é bem  o livro, mas o que ele quis dizer quando escolheu justo esse. Um  cara que lê não dá um  livro por acaso. E escreve dedicatórias, sempre. Entenda que ele precisa de um  tempo sozinho, mas não é porque quer fugir de você. Invariavelmente, ele vai voltar –com o coração aquecido– para o seu lado.

 Demonstre seu amor em  palavras, palavras escritas, falas pausadas, discursos inflamados. Ou em  silêncios cheios de significados; nem  todo silêncio é vazio.

 Ele vai se dedicar a transformar sua vida numa história. Deixará post-its com  trechos de Tagore no espelho, mandará parágrafos de Saint-Exupéry por SMS. Você poderá, se chegar de mansinho, ouví-lo lendo Neruda baixinho no quarto ao lado. Quem  sabe ele recite alguma coisa, meio envergonhado, nos dias especiais. Um  cara que lê vai contar aos seus filhos a História Sem  Fim  e esconder a mão na manga do pijama para imitar o Capitão Gancho.


Namore um  cara que lê porque você merece. Merece um cara que coloque na sua vida aquela beleza singela dos grandes poemas. Se quiser uma companhia superficial, uma coisinha só para quebrar o galho por enquanto, então talvez ele não seja o melhor. Mas se quiser aquela parte do "e eles viveram felizes para sempre", namore um cara que lê.

Ou, melhor ainda, namore um cara que escreve.

13 comentários

Adriana Brazil disse...

Oi lisse!
Esse texto eu não conhecia, ah muito fofo! Bem eu fui uma sortuda de namorar um carinha super inteligente, que sabe tudo de história mundial e do Brasil, porque adora ler e assistir jornais, revistas, livros e documentários históricos, ponto pra mim \o/...
Tanto que me casei com ele hehe
Adorei!
bjs
Dri

Gabi Mendes disse...

AHHHH!Eu quero!!!rsrsrs
Lindo, lindo , lindo! Quem escreveu foi a Rosemary também?
Vou divulgar!!!

Aione Simões disse...

Esse texto também é lindo!
Fiquei imaginando que delícia seria encontrar bilhetinhos com citações de livros ^^
Beijos!

Niii disse...

a resposta ao primeiro texto ficou ótima! o/

Unknown disse...

Meninas , estou solteiro e leio ! Aceito propostas ") kk lindo texto

Raffafust disse...

Querida

Vou imprimir esse texto e dar ao meu namorado..não que ele não leia..mas acho que anda gastando mais tempo na academia do que lendo...e sou mais..muito mais cultura e charme a músculos..hahhah

como dizem no twitter
#soudessas

hhauahuah

bjos
Raffa Fustagno
http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

Bookaholic World disse...

OMG! Como eu AMEI esse post! *--*
O texto é maravilhoso!
E eu tô precisando de um desse pra ontem, o difícil é encontrar. haha
Adoro esses posts mais soltos! :D

beeeijoo Lisse =*
Nayanne.
http://www.bookaholicworld.com/

Evellyn disse...

Ahh eu conhecia!
Li noo blog da Glaucia!!
E ele é de uma brasileiroo,. achei super legal e lindo pq o original da garota é de uma americana né, e um cara escrever algo assim..
Acho lindo mesmo! Espero encontrar algum +- assim! Imagine um que conheça e tenha algo de Mr. dracy?

bjs
hey Evellyn!

Unknown disse...

AAHHHHH!!!!
Que texto fofo!!
Adorei adorei adorei!!! *-*
Beijos!

Camila - mulher multipontencial disse...

Oi! Primeira vez no blog e a primeira coisa que vi foi este texto lindo e incrível. Esse é o tipo de cara que sempre quis, mas ainda não encontrei.
Parabéns o site é lido

Mara disse...

ai que lindo graças a DEus eu namoro um cara que lé e é tudinho isso. bjs

Ká Guimarães - Mk Design e Arte disse...

Ai que fofo este texto rsrsr Meu marido não ama ler, mas é bem inteligente kkk Ama ler suas revistas de carro kkkk Já viu né \o/

Bjkss
Ká Guimarães

Luana disse...

Eu quero!!!! No momento certo um cara assim. rsrsrsrsr

Luana Costa