Meme de Um Mês: Dia 18


Dia 18. Um inicio de livro que você gosta

Ahhh essa é muito fácil. Digo sem pensar duas vezes que meu início favorito é do livro Um Momento Inesquecível do Nicholas Sparks.

"Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre.Sei que algumas pessoas se espantam quando digo isso. Olham-me de um modo estranho, tentando compreender o que poderia ter acontecido nesse passado, embora eu raras vezes me dê ao trabalho de explicar. Como morei aqui a maior parte da vida, não acho que tenha de dar explicações, a não ser em meus próprios termos, e isso levaria mais tempo do que a maioria das pessoas está disposta a me conceder. Minha história não pode ser resumida em duas ou três frases. Nem comprimida numa coisa bem-arrumada e simples que as pessoas logo entenderiam. Apesar de decorridos quarenta anos, as que continuam morando aqui e me conheceram naquele ano aceitam minha falta de explicação sem quaisquer perguntas. Minha história, em certos aspectos, é a história delas, porque foi uma coisa que todos vivemos do começo ao fim.
Fui eu, entretanto, quem a viveu mais de perto.
Tenho 55 anos, mas ainda hoje me lembro de tudo o que se passou naquele ano, nos mínimos detalhes. Revivo-os muitas vezes em minha mente, trazendo-os de volta à vida, e percebo que, ao faze-lo, sempre sinto uma estranha mistura de tristeza e alegria. Há momentos em que gostaria que fosse possível girar o relógio para trás e eliminar toda a tristeza, mas tenho a sensação de que, se o fizesse, também a alegria desapareceria. Por isso acolho as lembranças como me chegam, aceitando-as todas e deixando que me guiem sempre que posso.
Hoje é dia 12 de abril do último ano antes do novo milênio. Dou uma olhada em volta ao sair de casa. O céu está encoberto e cinzento, mas quando sigo pela rua percebo que os cornisos e as azaléias já começam a florescer. Fecho um pouco o zíper da jaqueta. A temperatura está baixa, embora eu saiba que será apenas uma questão de semanas para que o céu cinzento dê lugar àqueles dias que fazem da Carolina do Norte um dos locais mais lindos do mundo.
Com um suspiro, sinto tudo retornar. Cerro os olhos e as lágrimas começam a escorrer em marcha à ré, marcando devagar o tempo de trás para diante, como os ponteiros de um relógio a girar em sentido contrário. Como que pelos olhos de outra pessoa, vejo-me rejuvenescendo. Vejo meus cabelos mudando de grisalhos para castanhos; sinto as rugas em volta dos olhos desaparecerem, os braços e as pernas se enrijecem com músculos. As lições que aprendi com a idade tornam-se indistintas e minha inocência vai voltando, à medida que se aproxima aquele ano memorável.
Então, como eu, o mundo começa a mudar. A desordenada extensão suburbana é substituída por terras agrícolas; as ruas do centro fervilham de gente. Os homens usam chapéus; as mulheres, vestidos. No prédio do tribunal, mais adiante, badala o sino da torre...
Abro os olhos e paro. Estou em frente à igreja batista e, quando olho para ela, sei exatamente quem sou.
Sou Landon Carter e tenho 17 anos."

P.S: Esse livro foi publicado no Brasil pela Reader's Digest com o nome de Um Ano Inesquecível. Essa capa que vocês estão vendo aí é do meu livro Um Momento Inesquecível da Editoral Presença de Portugal. Esse livro ainda não foi publicado no novamente, mas bem que poderia né Editora Novo Conceito?? E vai, conforme eu já avisei AQUI!

Até amanhã!

XOXO, da Lisse

3 comentários

Beli disse...

Como eu queria encontrar esses livros do NS para comprar... só resta esperar que a Agir e a Novo Conceito lance os títulos por aqui...

bjusss

Derilajc disse...

Olha, realmente, é um início de livro e tanto. Essa foi a única parte dele que eu consegui ler até hoje, me sinto desencorajada, acho que isso se deve ao fato de já ter assistido o filme e já saber tudo o que se passa na história. Mas vou tentar lê-lo qualquer dia desses, afinal de contas a leitura sempre supera a qualquer filmagem.

Luana Costa disse...

Não li o livro ainda só vi o filme, na época nem sabia q tinha um livro..