That Summer - Sarah Dessen

Hoje é domingo, e é dia de Campanha Sarah Dessen. Não sabe o que é?? Clique aqui!! Ainda não viu a segunda postagem com um texto lindo dela falando sobre escrever? Clique aqui.

Como combinamos na semana passada, hoje é o dia da resenha do primeiro livro da Sarah: That Summer. Outra vez contamos com uma colaboradora. Apresento à vocês, a Barbara!


Oi, meu nome é Barbara, tenho 17 anos e faço faculdade de Direito. Sou viciada em livros desde que me entendo por gente, meu preferido sendo, sem dúvidas, Harry Potter. Minha vó que sempre me incentivou muito, sempre dava livros de presente, então não me lembro exatamente qual foi o primeiro livro que li. Assim como livros, amo viajar. Conheço o Brasil todo, e consideravelmente algumas outras partes do mundo. Acho que a atividade perfeita é sair viajando, com um livro em uma mão e uma câmera na outra haha. Bom, melhor parar e ir direto pra resenha né? :D Depois me digam o que acharam, hein? Sorry, não tenho blog.
                      
                                                        TWITTER                         SKOOB



That Summer (literalmente traduzido seria Aquele Verão) foi o primeiro livro escrito por Sarah Dessen, e é sobre Haven, uma menina de 15 anos muito alta. Na verdade essa é a característica que Dessen mais usa para descrevê-la. Seus pais se divorciam, sua mãe quer vender a casa, seu pai está se casando com a “mulher do tempo” da TV local, e sua irmã Ashley está se casando com um cara super chato chamado Lewis, e é aí que Sumner, um dos ex-namorados de Ashley reaparece na vida de Haven.

A maioria das pessoas não vê esse livro como um dos melhores trabalhos de Dessen, mas isso acontece provavelmente porque foi seu primeiro publicado (1996). Eu, particularmente, AMO a história de Haven. Por quê? Porque a história principal não é ela se apaixonando por um cara e não sendo correspondida ou passando por alguma dificuldade, como a maioria dos livros YA, e sim as lembranças do melhor tempo da sua vida voltando por causa da aparição de um personagem: Sumner Lee.

Sumner foi o namorado PERFEITO. Não só Ashley o amava, mas também Haven, seu pai e sua mãe. Como ela fala no livro, tudo ficava melhor quando ele estava por perto. “Whenever Sumner was over, everyone came out of their respective hiding places (…), all of us migrating towards his voice or laughter or whatever it was that made everyone want to be around him.” (Sempre que Sumner vinha em casa, todo mundo saia dos lugares que se escondiam, todos nós migrando pra perto da sua voz ou risada ou o que fosse que fazia todo mundo querer ficar perto dele.). Ele fazia todos os momentos serem divertidos para todos, até que no dia do Halloween, Haven ouve sua irmã terminar com ele na frente da sua casa, sem motivo aparente. E a partir de então, Sumner passa a ser só um dos milhares de ex-namorados de Ashley.

Quando Haven encontra Sumner num restaurante – um dos incontáveis trabalhos dele –, pensamos que ELA vai se apaixonar por ele, mas não é bem isso que acontece, e é aí que Dessen pega a gente de jeito: o encontro não traz uma paixão, e sim as lembranças do melhor verão da vida de nossa personagem principal.

A história se passa alguns verões depois daquele, e mais tarde descobrimos o motivo de Ashley ter terminado com Sumner (amo a escolha do nome, Sumner... Summer – verão em inglês – mais um ponto pra autora, acho que nomes são importantíssimos!) tão repentinamente. Sobre os personagens, meu preferido é de fato, nosso “mocinho”. Só de ler sobre ele já dá uma alegria na gente, bem como Haven dizia se sentir quando estava com ele. Claro que Ash não terminou com ele sem motivo, mas mesmo assim eu não deixo de ter uma quedinha por ele! Haven é meio bobinha, e confusa também. Mas não podemos culpá-la, não é? Dois casamentos na família, o retorno do único ex de sua irmã que ela gostou, sua mãe querendo se mudar... O final é bem calmo, por assim dizer. Sem grandes surpresas ou uma grande previsão do futuro de cada um, Haven apenas entende o que aconteceu e “cresce”.

Sarah Dessen escreve de um jeito espetacular, contando histórias de pessoas normais, e não foca apenas nos personagens principais, a história paralela (os casamentos que estão pra acontecer na família) e os personagens secundários (sua amiga Casey, os pais, Lewis) são cativantes. Para quem está afim de ler algo que não seja sobre vampiros, anjos, ou zumbis, os romances de Dessen são a escolha certa. Tenho certeza que quando terminarem de ler um de seus livros, vão querer começar outro na mesma hora e ficarão tão apaixonados como eu, e é por isso que aderi à campanha. Quero muito que ela seja publicada aqui no Brasil, e dar a chance pra todo mundo de descobrir uma autora tão talentosa e com histórias tão encantadoras.

Bom, espero que tenham gostado da resenha, a Lisse me pediu pra ajudá-la na campanha e eu não pude recusar, principalmente sendo sobre uma das minhas autoras preferidas! Por isso nos ajude twittando: "Quero os livros da @sarahdessen no Brasil! Eu apoio essa ideia... http://migre.me/1SQMk".

Se alguém quiser fazer algum comentário bom ou ruim,ou perguntar sobre os livros da Sarah Dessen ou qualquer outra coisa mesmo, é só me mandar um e-mail (bahfantini@gmail.com) ou um tweet ou me adicionar no Skoob, eu adoro ver estantes lá hehe). :D

Beijos, gente!

Então galera, é isso! O que vocês acharam? Comentem! Nos ajude a divulgar essa campanha, pois nós merecemos ler tantos livros maravilhosos!

Nos ajude twittando a frase ou então leve o banner com você.





XOXO,

9 comentários

Lisse Cunha disse...

Bah, o que eu posso dizer é que fiquei muito feliz com a sua participação aqui, e espero que essa seja a primeira de muitas outras que virão.

Sarah é uma escritora surpreendente, e estou aprendendo isso com vc e com as outras colaboradoras. Sua resenha ficou incrível, e o que acho mais legal é que parece que todas as pessoas veem a Sarah como alguém que entende do mundo YA, com a sua escrita ela é capaz de fazer ser conhecida e entendida. E como já te disse, sua resenha me deixou deprimida e com mais vontade de ter os livros dela para mim.

Vc é muito especial e tem um lugar reservado aqui no meu coração. Obrigada pelo seu incentivo e amizade, sou muito grata por tudo. E espero que a resposta dos leitores e da Editora Record seja positiva nessa nossa campanha.

XOXO, da Lisse

Luana Rodrigues Farias disse...

Nossa que tudo adorei.

Bjs

Niii disse...

*_*
Barbara é uma flor!
Adorei a resenha.
Bjs

Dayse D. disse...

Por isso, Barbara, que nós somos super BESTIES. Você falou exatamente o meu motivo principal de gostar da Sarah. Ela é tão real e ah, só lendo pra entender. O povo PRECISA traduzir os livros dela logo, sério mesmo.
Sobre "That Summer". O Sumner é mesmo um dos meus preferidos, mas eu gosto tanto da Ash. Todo livro da Sarah ela escreve essas irmã super legais (na minha opinião) que sempre tem um relacionamento complexo com a principal. Mas apesar de tudo, as irmãs sempre são achegadas, de um jeito ou de outro. Acho que eu gosto disso por causa do meu próprio relacionamento com minhas irmãs.
Enfim, ÓTIMA REVIEW, vc mostrou entende de Sarah Dessen e que é digna de ser minha bestie.

Barbara disse...

AHHH vocês são uns amores!!!
Obrigada Lisse, foi muito divertido fazer a resenha (preciso começar logo a fazer Keeping The Moon :XX)

E menina, você virou minha foto!!! Ficou horrível!!!! KKKKKKK

Beijos queridas! Lisse, Nih e Bestie :D

Juh Oliveto disse...

ADOREI!
A cada post fico com mais vontade de ler os livros dela <3
Assim que sobrar um dinheirinho vou comprar vários... AMO as capas *-*

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Prô Diana disse...

Vi esta campanha e para alegria de todas as fãs de Sarah dessen quero informar que a editora DCL, através do selo Farol vai lançar Just Listen agora em dezembro no Brasil.

Olha a página que fiz para o livro: http://www.skoob.com.br/livro/140359
Além disto, já está em pré venda na livraria Cultura, link: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=22367691&sid=187353482121120488509958939&k5=50B045&uid=

Eles erraram o nome, mas na capa está certinho.
Finalmente teremos os livros dela aqui!

Parabéns pelo blog!

Bjs :*

Diana Godoy
Wonder Books

Tatiana Leite disse...

Eu já tinha uma certa GRANDE vontade de ler os livros dela e, agora, COM CERTEZA vou apoiar a campanha! \o/ Eu quero os livros publicados aqui! =)

E a campanha é voltada pro lançamento pela Galera? Eu acho que se fosse voltada à outras editoras, talvez conseguíssemos chamar mais atenção! Tem muita editora boa aqui! =D

Beeijo! ;3

Viviane Freitas disse...

Olá! Eu comentei aqui no domingo, mas estava com pressa e fechei a página sem querer antes de concluir o envio, mas tudo bem... eu escrevo de novo : )

Eu gostei muito da resenha e acho que a Sarah iria me agradar muito. Fiquei super curiosa pra conhecer mais dela e dos livros. São tantos autores ótimos por aí, né? Nós brasileiros também temos o direito de conhecer! Vamos lá, pessoal, publiquem a Sarah por aqui!

Beijos*